Skip to main content
Notícias

Lentes de contato dental

By 31 de janeiro de 2018janeiro 12th, 2024No Comments

Lentes de contato nos dentes. Parece incrível, não? Quando se fala de lente de contato, a primeira percepção que temos é de se tratar de uma lente ocular, a qual utilizamos para melhora da visão substituindo a necessidade dos óculos. A lente de contato dental é uma estrutura em porcelana que auxilia em pequenas correções dentais, como o fechamento de espaços, aumento do comprimento ou largura e também correção de ângulos incisais, tornando o sorriso mais harmônico e simétrico.
Segundo a cirurgiã-dentista drª. Camila Bortoletto Schoba (CRO-SP 100.540), que atua como clínica geral e é especialista em prótese dentária e disfunção temporomandibular, o nome lente de contato está relacionado à ótica, pois, quando é colocada tanto no olho como nos dentes, torna-se invisível.

Ela lembra que “as lentes de contato mudaram a perspectiva do cirurgião-dentista quanto às técnicas menos invasivas, pois tornou-se mais fácil a reabilitação ou transformação do sorriso sem que haja necessidade de desgastes profundos”. O material utilizado reproduz com fidelidade os dentes naturais e tem durabilidade de até 20 anos, em condições favoráveis de saúde bucal.

O surgimento de materiais mais resistentes e estéticos permitiu que as lentes de contato fossem uma nova opção estética minimamente invasiva com pouco ou nenhum desgaste dos dentes. Como são estruturas muito finas, não há necessidades de desgaste avançado para o preparo da superfície. Elas possuem espessura que variam de 0,2 a 0,4 milímetros. “Se a anatomia do dente for favorável, não existe o desgaste, e sim, somente a sobreposição da lente sobre o elemento dental”, diz a profissional.

camila

A cirurgiã-dentista drª. Camila Bortoletto Schoba