Julho Verde: Ilumina e Uniodonto realizam mutirão para câncer de boca

By 22 de julho de 2015janeiro 12th, 2024No Comments

Em continuidade às ações do Julho Verde, instituído pela Sociedade brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), para alertar a população sobre os três tumores de maior incidência na região da cabeça e pescoço (boca, laringe e tireoide), a Associação Ilumina, em parceria com a Uniodonto prepara para o próximo dia 30, quinta-feira, mais um mutirão de exames bucais gratuitos. São 85 vagas disponíveis. A principal intenção é detectar feridas e outras lesões na boca que são ou podem se tornar um câncer na região bucal e realizar o tratamento necessário precocemente.

Durante o dia 30 e julho, a Unidade Móvel móvel da Uniodonto permanecerá na sede da Associação para realizar os exames e qualquer pessoa pode se cadastrar, independente da idade ou sexo, principalmente tabagistas e pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas regularmente. As inscrições podem ser feitas na sede da Associação ou pelo telefone (19) 3375-0140.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que para o biênio de 2014/15, no Brasil, 9.990 homens e 4.180 mulheres tenham câncer de boca. Adriana Brasil, diretora clínica da Associação Ilumina, explicou que, com base nesta estimativa do Inca, a previsão para a DRS-X (Piracicaba e mais 25 municípios), com um total de 1.400. 000 habitantes, é de 272 casos novos de câncer de boca para 2014/15. Segundo a médica, “o Julho Verde é de extrema relevância, pois alerta sobre a alta incidência  dos tumores de cabeça e pescoço e, principalmente, demonstra que a prevenção pode oferecer, nos casos positivos,  cura em 95% dos casos com excelente qualidade de vida”.

Perguntas frequentes e respostas (SBCCP) sobre Câncer de Boca

Como se manifesta o câncer de boca? Através de uma ferida na boca, esbranquiçada ou avermelhada, não-cicatrizável, dolorosa e persistente. O paciente também pode ter dificuldade para engolir, falar, ou aumento de linfonodos cervicais.

Quais são os fatores de risco para o câncer de boca? Sem dúvida alguma, os maiores fatores de risco são o tabagismo e o etilismo, especialmente se associados. Aproximadamente 95 a 97% dos casos do câncer de boca estão relacionados a eles. Outros fatores de risco estudados são: fatores genéticos, exposição ao sol (válido para tumores de lábio), infecções virais e traumatismo crônico por uso de próteses.

Como prevenir o câncer de boca? A melhor prevenção é manter-se afastado dos fatores de risco ou, em outras palavras, não fumar e não beber. Além disso, é importante manter sempre uma boa higiene bucal, e procurar atendimento médico sempre que houver alguma lesão persistente na boca. Para usuários de próteses mal-adaptadas, deve-se procurar o dentista protético para ajuste.

Uma pessoa que nunca fumou ou bebeu pode ter câncer de boca? Sim. Embora aproximadamente 97% dos casos estão relacionados ao tabagismo, uma pequena parcela dos portadores desta doença não fumam. Nesses casos existem alterações genéticas, ainda em estudo, relacionadas ao aparecimento do câncer.

Uma pessoa cujo pai ou mãe teve câncer de boca poderá desenvolver a doença? Não necessariamente. Mas é conveniente que esta pessoa não fume, não beba e fique atenta a lesões iniciais, fazendo sempre o auto-exame.

Quais são as opções de tratamento para o câncer de boca? Trata-se, basicamente de uma doença de tratamento cirúrgico, uma vez que a cirurgia oferece as melhores chances de cura. Existem também tratamentos baseados em quimioterapia e radioterapia, podendo ser combinados uns com os outros.

Fonte: SBCCP(Sociedade Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço)

PROGRAMAÇÃO DO ILUMINA PARA O “JULHO VERDE”
Com relação ao Julho Verde, instituído pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) por causa do Dia Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado em 27 de julho para alertar quanto à importância da prevenção do câncer de boca, laringe e tireóide, a Associação Ilumina prevê, entre outras, as seguintes ações gratuitas:
1.      Prevenção de câncer bucal – 85 vagas para exames gratuitos pela Uniodonto no dia 30 de julho, na Unidade Móvel da cooperativa que estará na sede do Ilumina.
2.      Atendimento pelo grupo de Tabagismo – 40 vagas
3.      Atendimento clínico de cabeça e pescoço – 48 vagas
4.      Laringoscopia – 36 vagas
5.      Palestras  – 3 por mês de agosto a dezembro
6.      Dia 27 de Julho – Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço

Para mais informações ou  para participar de qualquer das atividades , basta ligar para (19) 3375-0140 e agendar .